Conhecendo a Amazônia ~ Dicas ~ Viagens

Conhecendo a Amazônia #5: Praia do Atalaia e Salinas

24 de dezembro de 2014
21 Flares Twitter 3 Facebook 17 Google+ 1 Email -- Pin It Share 0 LinkedIn 0 21 Flares ×

Oi, gente!

Em abril desse ano, estive em Belém visitando meu avô e fui rapidamente a Salinas tomar banho de mar, junto com meu noivo e minha prima Jessica. Infelizmente esse dia eu não estava inspirada para fotos, por isso, não temos muitas por aqui, mas vou passar as informações para quem quer conhecer mais sobre a praia e cidade.

Conheça a Amaônia. O que fazer em Manaus? Fim de semana em Manaus. Nadar com os botos. Praia do Tupé. Ruinas de Paricatuba. Lancha no Rio Negro. Conheça tudo sobre Manaus. O que fazer em Manaus? Onde ir em Manaus? Blog Kátia Glaísa. Blog de Moda em Manaus. Conheça! :) dividor_animado_blog

A Praia do Atalaia está localizada no município de Salinópolis, ou Salinas (como carinhosamente é chamada), no estado do Pará (o mais lindo! hehe).

Como chegar em Salinas e na Praia do Atalaia

Na capital paraense, no que mais se fala é nas férias de julho e no ‘Sal’, se referindo a Salinas e as praias salgadíssimas de lá. Nesse mês, em especial, o município, localizado a 220km de Belém, fica lotado de gente. Para chegar até lá, é possível ir de carro e de ônibus que sai da rodoviária, no bairro de São Brás. As estradas que ligam Belém a Salinas são a BR-316 e a PA-124. Ao chegar em Salinas, uma grande e bonita rotatória se apresenta. Placas de sinalização indicam para continuar e ir para o centro da cidade ou para ir a praia.

A praia mais famosa da cidade é a de Atalaia, e fica a mais ou menos 9km da rotatória. É a praia mais conhecida e mais visitada. Possui uma característica bem peculiar e se difere de outras praias do Brasil pois os carros de passeio podem ficar na areia, bem próximos as águas mesmo. Inclusive de vez em quando tem carro atolado e engolido pelo mar.

Chegamos em Salinas e fomos mostrar um pouco da cidade para meu noivo que nunca tinha ido lá. Infelizmente não tiramos fotos. Fomos conhecer rapidamente a cidade pelas ruas principais, contornamos algumas praias e finalmente chegamos na Orla do Maçarico, um local muito bacana para ir a noite, nas épocas de alta temporada. Depois que ele conheceu “toda a cidade”, fomos para Atalaia.

Chegamos a praia por volta de umas 9h30 da manhã, a maré ainda estava muito alta, bem próxima dos restaurantes… que, a propósito, tem muitos por lá. Praia do Atalaia, Salinas

Assim como a maré sobe rápido, ela desce. Então por volta da hora do almoço, as mesas que “enfeitam a praia” já estavam sendo montadas e nós fomos para lá. O sol tava daquele jeito, então não saí debaixo do guarda-sol. 😀 Para curtir a praia, pedimos uns petiscos… mas se quiséssemos camarão, era o que mais tinha por lá.

Salinas_Praia_do_Atalaia

Como vocês podem ver, a praia não está muito deserta, mesmo em baixa temporada. Fomos em abril, no feriado do dia do trabalhador, talvez seja por isso que tenha um movimento maior nesse dia. Em 2009, eu e um grupo de amigos fomos a Salinas em abril também, mas não era feriado. A cidade estava morta e tudo muito deserto… as praias principalmente. Eu não gosto muito porque além de “chato”, fica um pouco perigoso andar por lá. Nessa viagem, ficamos hospedados na praia e não na cidade, o que ainda dificultava mais a nossa situação, porque realmente não tinha ninguém. O hotel que ficamos em 2009 chama-se Concha do Mar e ele é ótimo. Fica em frente a praia do Atalaia.

Jessica

Picolé de Açaí da Cairu, o melhor do mundo.

Picolé de Açaí da Cairu, o melhor do mundo. <3

Em Atalaia tem um lugarzinho especial chamado Lagoa da Coca-Cola. Entre grandes dunas (ufa! cansa só de pensar em subir), tem uma água bem gelada, escura e doce (tipo a água no rio negro, mas beeem geladinha). Tentamos ir lá dessa vez, mas não fomos porque estava bem deserto e policiais avisaram que estava tendo assalto por ali e decidimos não arriscar, por isso meu noivo não pode conhecer, mas eu e Jess já somos entendidas daquela água boa hehehe. Peguei uma foto na internet para mostrar como é legal ir lá.

Salinas_Lagoa_CocaCola

Depois que saímos ali da área do morro, fomos a Praia do Farol Velho que fica ao lado de Atalaia. Não tinha ninguém. E lá não é nada parecido com Atalaia, ao invés de restaurante suspensos como palafitas, tinham muitas casas lindas e rycas. Na praia tinham alguns pescadores e na área alguns bebês de águas-vivas mortos. Ficamos rapidamente lá só para olhar e tirar algumas fotos.

Praia-Farol-Velho_Salinas

No fim da tarde, depois de saímos da Praia do Farol Velho, fomos embora para não pegar a estrada a noite. Porque é bem perigosa (tem muitas carretas andando a 3mil km por hora heheh), embora tenha muita fiscalização eletrônica. Chegamos a Belém e pegamos muito transito na BR. Umas 20h conseguimos chegar em casa. Esse transito na estrada é bem comum na volta de feriados e fins de semana.

Qual a melhor época para visitar Salinas e Praias?

Já fui em todas épocas do ano. Férias de Julho, de Dezembro, em feriados e dias normais. Posso garantir que, para diversão completa, a melhor época e Julho e Dezembro. A cidade está cheia e todos os lugares funcionam. Restaurantes, festas e praias animadíssimas! 😉

Espero que tenha gostado das dicas e que possam conhecer esse lugar lindo e salgado lá no meu Pará que tanto amo. Para quem quiser conhecer mais por meio de fotos, sugiro clicar nesse link e conferir.

Beijos!

~ ♥ Se você gostou desse post, deixe um comentário! ♥ ~

Você também pode gostar...

4 Comentários

  • Reply Anna Larissa 31 de dezembro de 2014 at 10:12 am

    Quanto lugar lindo, quanta comida gostosa auuhahusa *–* Você literalmente mora onde todo mundo quer passar férias hehe Beijoo! E feliz ano novo <3

  • Reply Mari 5 de janeiro de 2015 at 4:11 pm

    Que post mais caprichado e que lugar lindo! <3
    Quero conhecer um dia se tiver oportunidade. 🙂

  • Reply Ellen 9 de janeiro de 2015 at 4:43 pm

    Que blog lindo amore!!!!! E as fotos maravilhosas <3

    • Reply Kátia Glaisa 13 de janeiro de 2015 at 11:53 pm

      Obrigada, Ellen! <3 Adoro o seu tbm :*

    Deixe um comentário

    21 Flares Twitter 3 Facebook 17 Google+ 1 Email -- Pin It Share 0 LinkedIn 0 21 Flares ×